27, ago, 2015

Teatro Facisa sedia Simpósio Paraibano de Anatomia

11888114_1020718224628109_8185575433957221781_nPor Jerfferson Medeiros

Teve início na manhã desta quinta-feira, 27, no Teatro Facisa, o III Simpósio Paraibano de Anatomia. O evento, que conta com mais de 600 inscritos, é promovido pela Facisa, FCM e Campimagem e se estende até o próximo sábado, 29.

A programação deste 1º dia foi rica em discussões e bastante variada. Nos laboratórios da IES, foram realizados vários minicursos, que abordaram desde a anatomia aplicada à perícia criminal, ao reconhecimento de padrões patológicos pulmonares, até a anatomia aplicada à enfermagem.

Já as palestras tiveram início com o professor mestre Lautônio Loureiro, da UFPE, que falou sobre a anatomia radiológica da vascularização do encéfalo. Em seguida, o professor doutor, Eulâmpio Neto, da Universidade de Tuebingen, discorreu sobre basisfenoide e sua importância na compreensão do encéfalo. Encerrando as palestras, o professor doutor Thiago Oliveira, da UFPE, trouxe discussões sobre a embriologia e as más-formações.

O simpósio busca fortalecer a anatomia na Paraíba e fazer com que o Estado venha a ser uma referência em relação a esta ciência, bem como discutir o ensino atual da anatomia e apresentar novas alternativas.

A estudante do 2º período do curso de Nutrição, Mayrlla Rangel, destacou a magnitude do evento e os benefícios provenientes dele. “O evento conta com a participação de renomados profissionais da área da saúde que discorreram sobre a anatomia de uma forma abrangente, trazendo as novidades do que está sendo pesquisado”, disse. Destacou que participar do simpósio é um momento ímpar e o conhecimento, principal ganho, se refletirá na vida pessoal, acadêmica e profissional futuramente.

Em sua fala a aluna destacou ainda o papel da Facisa e FCM no que tange à organização de grandes eventos acadêmicos e científicos. “As IES têm organizado muitos eventos, sejam estaduais ou mesmo internacionais. Isso é importante para a comunidade acadêmica, Campina Grande e Paraíba, também pela projeção que a faculdade dá à região na promoção de grandes eventos”, reforçou.

O evento de caráter estadual é organizado por estudantes e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da FCM-CG e da UFCG, UFPB e UEPB. É composto por palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres. O simpósio é apoiado pela Sociedade Brasileira de Anatomia e pelo Grupo Editorial Nacional. 

Programação

Hoje à noite, às 19h40, o renomado médico Richard Halti proferirá a palestra de abertura. Richard é ainda cirurgião cardiovascular, Doutor em Ciências Morfofuncionais (USP) e professor de Anatomia do ICB-USP, bem como Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia no período de 2006-2010 e para o período de 2014 a 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *