21, jul, 2016

Teatro Facisa sedia encontro sobre obesidade e procedimentos bariátricos

1Por Fernanda Moura

O Teatro Facisa recebeu na noite desta quarta-feira, 20, o I Encontro das Pacientes do Médico Eduardo Pachú. O objetivo foi discutir tópicos importantes sobre a obesidade e sobre as modalidades de cirurgia de perda de peso.

A abertura foi feita pela preparadora física Edna Luiz, que conduziu uma dinâmica com os participantes. Em seguida o cirurgião Eduardo Pachú subiu ao palco para apresentar o tema de forma geral. Pachú é médico pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, com residência em Cirurgia Geral pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em obesidade também pela UFPE e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

2Em sua fala, o especialista citou que em média, mais de 50% da população brasileira sofre de obesidade e falou sobre as doenças que podem ser consequência do problema ou piorar em decorrência dele. Em sua apresentação ainda discorreu sobre diferentes procedimentos bariáticos, explicando que as cirurgias podem ser restritivas (diminuem a ingestão do alimento), disabsortivas (altera o processo digestivo) e mistas (que apresenta as duas características).

Em seguida o cirurgião geral Marcos André Diniz palestrou para o público. André é graduado pela UFCG, com residência em Cirurgia Geral também pela UFCG e mestrando em Saúde Materno Infantil pelo Instituto Materno Infantil Pediátrico (IMIP). Ele destacou a importância dos procedimentos bariátricos na redução ou mesmo desaparecimento das comorbidades relacionadas à obesidade, assim como a melhor qualidade de vida adquirida, já que os pacientes voltam a fazer atividades que antes não conseguiam.

Ao final das explanações os participantes puderam fazer perguntas aos convidados. Houve ainda apresentação musical e coffee break.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *