27, ago, 2015

Richard Halti é o destaque da abertura do III Simpósio Paraibano de Anatomia

1Por Fernanda Moura

O médico Richard Halti foi o grande destaque da programação da noite de abertura do III Simpósio Paraibano de Anatomia (SPA). As atividades do evento tiveram início ainda durante a manhã desta quinta-feira, 27, com palestras, reciclanatos e mesas-redondas, realizadas no Teatro Facisa e também no Cinema Didático, mas a solenidade oficial foi realizada somente durante a noite, também no Teatro.

Em sua apresentação, Richard, que é cirurgião cardiovascular, doutor em Ciências Morfofuncionais (USP) e professor de Anatomia do ICB-USP, bem como Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) , destacou a importância do tema central do evento. “O nosso objetivo é mostrar o quanto a anatomia é importante para a área da saúde, porque é a base para entendermos não só outras ciências da área da saúde como a fisiologia, a patologia, mas também para que a gente possa entender o que acontece do ponto de vista clínico. Na verdade nosso intuito é que o aluno possa conhecer a estrutura do corpo humano para perceber que quando essa estrutura está alterada pode levar ao desenvolvimento de doenças e muitas vezes corrigindo estas alterações é possível melhorar as condições do paciente”, disse em seu discurso.

O especialista também frisou a relevância do encontro. “Estamos tendo uma oportunidade única de ter reunidos numa mesma instituição profissionais de renome internacional e que vão trazer pra nós as suas diferentes experiências, importantes para que a gente cada vez mais conheça melhor a anatomia e possa usufruir desse conhecimento para realmente nos tornarmos profissionais melhores”, comentou.

O aluno Jonatha Brasileiro, do 2º período do curso de Medicina da FCM, contou que está impressionado com o nível do Simpósio. “O evento está sendo maravilhoso, todos os palestrantes, sem exceção, são excelentes e estamos aprendendo muito, ainda que tenha sido o primeiro dia. Um evento muito bem organizado, superando congressos em que já estive em outras cidades, realmente muito bom”, declarou.

O III SPA, que conta com mais de 600 inscritos, é promovido pela Facisa, FCM e Campimagem e se estende até o próximo sábado, 29. Com caráter estadual, foi organizado por estudantes e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da FCM-CG e da UFCG, UFPB e UEPB. É composto por palestras, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos orais e pôsteres. O simpósio é apoiado pela SBA e pelo Grupo Editorial Nacional.

3  6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *