31, maio, 2014

Público lota Teatro Facisa para ver Jessier Quirino

jessierPor Fernanda Moura

Mais uma noite de consagração para o Teatro Facisa. Novamente o público lotou a casa, desta vez, para prestigiar o multiartista campinense Jessier Quirino. Em uma noite memorável, marcada pelo riso e pela prosa e poesia recheadas de causos da cultura nordestina, Jessier apresentou pela primeira vez em solo paraibano o show “Vizinhos de Grito”. O poeta se apresenta novamente no teatro neste sábado, às 20h30. Antes disso, recebe admiradores para uma tarde de autógrafos de seu novo livro “Papel de Bodega”, a partir das 15h30, no Shopping Luiza Motta, na loja Club Ludi.

Durante pouco mais de uma hora e meia de show, Jessier Quirino cantou, declamou e proseou. Encantou o público do Teatro Facisa e conversou com a plateia como a intimidade de um vizinho de porta, como pede a proposta do espetáculo. Trouxe os personagens já emblemáticos, o padre, o coronel, o matuto, o doutor. E relembrou as cenas do Sertão, as paisagens de interior. Deixou todos com gostinho de quero mais.

Encantado com a estrutura do teatro, Jessier falou sobre o retorno aos palcos paraibanos. “Eu  estive aqui no show de inauguração que foi com Tangos e Tragédias, um belíssimo espetáculo. Quando vim para a inauguração já me impressionou o nível do espaço, o conforto e o profissionalismo com que as coisas estão sendo tratadas em palco. Agora como artista, muito mais. Então essa caixinha mágica do palco transforma as pessoas. Agora eu estou vendo daqui pra lá, do palco pra plateia. A responsabilidade aumenta, mas é um privilégio estar na minha cidade, Campina Grande e ver que aqui tem uma estrutura desse porte”, comentou.

O diretor do Cesed, empresário Dalton Gadelha, destacou a importância de valorizar a cultura nordestina. “Nós estamos extremamente felizes porque este teatro foi feito para Campina Grande, para valorizar nossa cultura e Jessier é sem dúvida um dos maiores expoentes da cultura nordestina e da cultura brasileira hoje. O Teatro Facisa se sente extremamente honrado com a presença dele. Dois espetáculos, casa cheia e trazendo para nós um ótimo livro. É a primeira vez do show na Paraíba e nós ficamos muito felizes que ele esteja acontecendo aqui no Teatro Facisa que é hoje a maior casa de cultura do Estado da Paraíba hoje”, declarou.

“Vizinhos de Grito” – O show surgiu de um poema autoral que destaca a proximidade entre vizinhos que se falam diariamente e se reconhecem um no outro, seja nos gestos, na musicalidade da voz, nas raízes. Com a marca da poesia de Jessier, o recital traz causos, poesias e canções autorais, que usam a Paraíba como referência, do interior ao litoral.

Poeta, escritor, compositor e artista de palco, autor de oito livros e cinco CDs, Quirino é considerado um dos mais ferrenhos defensores da legítima arte nordestina, enraizada nas pequenas cidades do interior paraibano, que lhe inspiram histórias emblemáticas, que ele conta com talento e maestria durante suas apresentações. Grande divulgador destas veredas poéticas e musicais do bem sortido território nordestino, o escritor defende sua poesia com enfáticas e divertidas declamações, garantindo momentos de riso e alegria para seu público cativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *