O Teatro

 

O Teatro FACISA é um dos empreendimentos do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – CESED. Localizado na cidade de Campina Grande/PB e inaugurado no dia 28 de novembro de 2012, é uma referência no que tange à imponência de sua infraestrutura. Possui mecanismos cênicos de alto padrão equiparando-se aos grandes teatros do sul e sudeste do Brasil, o que lhe permite entrar na rota de apresentação de grandes espetáculos nacional e internacional. Dado a esse perfil, oferecerá espaço para apresentações de dança, circo-teatro, música, além de eventos de natureza acadêmicas e empresarial: seminários e congressos. A Paraíba, assim como estados circunvizinhos terão um espaço versátil.

A sala de espetáculos comporta 716 espectadores sentados, em seus diversos setores – plateia, plateia superior e camarotes. Suas dependências contam ainda com bar, total acesso para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de ambientes para eventos menores e coquetéis.

Localiza-se, no Campus do CESED/FACISA, no bairro do Itararé, garante segurança e conforto ao público, disponibiliza estacionamento para 600 vagas.

Palco e Mecanismo Cênico

O Teatro FACISA priorizou a utilização do smais modernos mecanismos cênicos, desde os equipamentos utilizados nos bastidores à iluminação, acústica, aos elementos de conforto, segurança e acessibilidade ao público. Com área total de 2.624,95m², com palco de 273,37m², e altura de 6m e a boca de cena 9 a 12m, com 7 varas de cenário e 16 de iluminação. Tem capacidade para 716 lugares, as poltronas são extremamente conforáveis, havendo poltronas especiais nos camarotes e na grande plateia, adaptadas para PNEs (pessoas com necessidades especiais). A plateia se divide em: plateia principal, balcão nobre e camarotes. Na parte térrea, o teatro conta com um grande Foyer, lounge, bar/café, e uma cozinha industrial para dar apoio aos eventos.  Buscando um ambiente tão confortável para o público quanto para o artista, o projeto inclui um amplo backstage, contendo três bem equipados e luxuosos camarins. O complexo agrega ainda salas de aula e ensaios para dança, música e teatro.

O Teatro utiliza os mais modernos equipamentos, destacando os sistemas de iluminação e sonorização. Além de um cuidadoso projeto acústico, para atender a usos distintos. A concepção dos ambientes valoriza elementos de conforto, segurança e acessibilidade ao público.

Acústica

Com a preocupação de garantir o conforto acústico do Teatro, o projeto conta com desenhos específicos que contribuem para a propagação sonora, a exemplo do forro, o qual distribui maneira uniforme, com alcance em todas as área da plateia, e o tratamento das paredes laterais, que eliminam o paralelismo. Além disso, foram utilizados materiais especiais de absorção, permitindo o múltiplo uso do espaço, respeitando as variações sonoras de cada modalidade de espetáculo sem comprometer a audibilidade e nitidez. O isolamento sonoro é dado pela utilização de paredes, duplas, materiais isolantes no sistema de ar condicionado, portas e acessos por antecâmaras acústicas.

Sonorização

Os equipamentos utilizados no projeto sonora são da marca Toa, líder mundial em sonorização profissional. O som de última geração, possui processamento 7.1 em todos os ambientes, com mais de 4000 watts de potência, divididos em 27 caixas acústicas
distribuídas na platéia.

Console: Mix Digital Allen & Heath T.112 Live com IDR de 48 canais de entrada e 24 de saída; podendo chegar a 64 canais de entrada. Controles Touchscreen e Analógicos.

P.A.: Sistema de som line Array Speaker TOA (Japonês) Passivo. Duas colunas de caixa sendo (L) e (R) com a mesma configuração abaixo por coluna:

02 Caixas SR-C8L com potência de 360W;
02 Caixas SR-C8S com potência de 360W;
01 Caixa C-15C Subwoofer type bass reflex aéreo com potência de 450W;
01 subwoofer de base modelo FB120B 200W

Para melhor distribuição do som é utilizado um Cluster Central modelo HX 5B com potência de 200W.

Para monitoração de palco são utilizadas três caixas modelo H@-150B com potência de 300W do fabricante TOA.

O sistema de som ainda conta com u processador digital modelo DP-0206

02 Amplificadores DA-250F multichanel;
02 Amplificadores DA-550F multichanel;
01 Receiver

Microfones

Em nossa estrutura contamos com microfones SM-57 e SM-58 Shore de excelente captação de sons. Além de microfones sem fio Shure e TOA série 5000 UHF Wireless System

Cabeamento

Todo  cabeamento de áudio incluído Meduza e Multicabo de 48 vias, são da marca Santo Angelo.

Iluminação

Toda a iluminação geral e cênica é feita por luminárias de tecnologia LED – Cerca de 85 refletores (o equivalente a 340 luminárias quentes) com controle de variação RGB, proporcionam uma economia de até 80% no consumo energético, geram redução de manutenção, devido ao prolongamento da vida útil em 20 vezes mais que o sistema convencional, o que garante a redução da necessidade do uso do ar condicionado em sua capacidade máxima.

Utilizando-se de uma tecnologia d eúltima geração, permite-se uma variação cromática feita em 7 canais DMX, com pré-programas automáticos mais eficiente e com maior intensidade. A iluminação cênica possui um selo de qualidade Coemar, líder mundial, resposável por grandes projetos luminotécnicos como os da Opera de Sydney e do Sony Center – Berlin.

01 Mesa de iluminação Avolite pear 2010;
02 Módulos de potência digital ditel com 12 canais cada 04 4.400 por canal;
04 Módulos de potência Mem Power;
01 Máquina de fumaça FK 100;
06 Moving light spot 575 coemar. Made Itália;
02 Moving light washe 575 coemar. Made Itália;
09 Refletor Par lite led RGB coemar. Made Itália;
11 Refletor Par lite led Variwhite. Made Itália;
05 Refletor Variwhite de led que só produz luz branca, pode ser usado como PC, Fresnel e Elipsoidal coemar. Made Itália;
11 Refletores Fullspectrum de led RGB, que pode ser usado com o PC, Fresnel, Elipsoidal coemar. Made Itália;
04 Elipsoidal Source foor 750 ETC. Made USA com iris;
06 Refletores de led Desire D40 ETC, 07 cores individuais mais efeito strob. USA;
06 Refletores de led Vivid R ETC, para ciclorama 07 cores individuais mais dimmer;
04 Mine brute com duas lâmpadas cada.

Palco

02 Varas de iluminação frontais;
05 Varas de iluminação dentro de caixa cênica;
244 Tomadas incluindo varas, chão e foco;
02 Torres diagonais fixas de iluminação;
02 Escadas para palco.

– Vestimenta cênica completa.
– Talhas manuais para suspensão de PA.

Outros Equipamentos

08 Torres móveis para fixação de iluminação.

Platéia iluminada por LED RGB

Área do Teatro

  • 03 Saídas de emergência
  • 01 Foyer principal
  • 01 Bar
  • 01 Foyer nas áreas dos camarotes
  • 01 Bilheteria
  • 01 Cabine de som e luz
  • 02 Sanitários masculinos
  • 02 Sanitários femininos
  • 2 Cabines de Som e Luz
  • 01 Sala de administração
  • 01 Elevador panorâmico, com capacidade para 06 pessoas

Backstage

  • 01 Camarim de palco completo
  • 02 Camarins coletivos completo
  • 03 Salas de aula/ensaio
  • 02 Banheiros femininos
  • 02 Banheiros masculinos

Área de Serviço

– Porta de saída;
– Área para carga e descarga.

Capacidade de Público

Formato Platéia;
Platéia – 523 lugares sentados;
Platéia superior – 115 lugares sentados
Camarote – 76 lugares sentados;
Capacidade total – 714 lugares.

Faça o download do arquivo com as informações técnicas sobre o Teatro Facisa