05, jun, 2015

Ministro das Cidades anuncia investimentos em habitação e mobilidade urbana para Campina Grande

1Por Roberta Lucena

Nesta sexta-feira (05), o Teatro Facisa recebeu mais uma edição do Seminário Cidade Expressa. O objetivo do evento é promover um debate acerca do tema “Mobilidade Urbana é cidadania”, com foco no Plano de Mobilidade Urbana para os municípios que possuem mais de 20 mil habitantes.

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participou do evento e parabenizou Campina Grande pelo exemplo que deu a outros municípios. “Campina hoje pode se orgulhar, pois é a única cidade da Paraíba e uma das poucas no país que promove eventos dessa natureza e se preocupa em discutir sobre mobilidade urbana, uma temática que faz parte do cotidiano de todos que habitam a cidade. Já adianto que não haverá nenhum corte nos investimentos previstos para Campina Grande no que diz respeito ao Ministério das Cidades, por termos obras e projetos grandiosos com relação à habitação e a mobilidade”.

Ele ainda falou sobre as dificuldades e desafios enfrentados diariamente pelos cidadãos no deslocamento dentro do perímetro urbano. “Existe uma lacuna significativa entre o crescimento urbano e o planejamento adequado desse crescimento. O que move nosso encontro hoje é mostrar à sociedade a importância de planejar e promover o aperfeiçoamento da mobilidade urbana”.

3Durante o Seminário, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, ressaltou as diretrizes do plano de mobilidade da cidade. “Esse documento foi elaborado em prazo hábil de acordo com a legislação nacional. É importante lembrar que estamos na lista dos primeiros municípios do Brasil a aprovar o plano de mobilidade urbana. Campina Grande sai na frente mais uma vez”.

Já o presidente do Comitê Técnico de Mobilidade Urbana (CTMU), Agnelo Cândido, apresentou as ações realizadas pelo órgão, destacando a participação de renomados especialistas como a engenheira Valéria Barros que proferiu a palestra ‘Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande’.

Em sua fala, a engenheira mostrou o cenário urbano da cidade chamando atenção para as pesquisas desenvolvidas, a fim de construir o planejamento em conformidade com as necessidades do município e com o desenvolvimento urbano sustentável.

Outra pauta do evento foi a exigência do Estatuto das Cidades, que cobra um plano de transporte dos municípios com mais de 500 mil habitantes. “As cidades são feitas para as pessoas e não para os carros, por isso precisamos voltar nossos olhares também para o transporte público”, afirmou Valéria Barros.

11377130_977807642252501_8583528953055230624_n 11393006_977808075585791_361205460002675023_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *