04, jun, 2016

Grupo carioca encena “Conselho de Classe” no Teatro Facisa

5Por Roberta Lucena

Na noite deste sábado, 04 de junho, a Cia. dos Atores apresentou a peça “Conselho de Classe” no Teatro Facisa. A programação integra o projeto de circulação do grupo carioca que foi contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

O espetáculo está percorrendo várias cidades nordestinas e apresenta uma reflexão crítica sobre o papel do professor na sociedade e sobre a política educacional. Além disso, a peça também discute a falta de homogeneidade entre os professores e trata da importância da educação.

Com estreia em 2013, “Conselho de Classe” é o espetáculo comemorativo de 25 anos da Cia. dos Atores. A montagem já recebeu um Prêmio Shell (cenário), quatro Prêmios Cesgranrio (espetáculo, texto, direção e cenário), três Prêmios APTR (texto, direção e ator) e já foi vista por mais de 30 mil pessoas.

6Com texto de Jô Bilac e direção de Bel Garcia e Susana Ribeiro, o espetáculo apresenta personagens, representantes do conselho de uma escola pública, reunidos no calor do verão carioca. Em cena, uma reunião de professores é desestabilizada pela chegada de um novo diretor. “Esse encontro faz eclodir dilemas éticos e pessoais em meio a decisões que se confundem nas relações de poder da instituição escolar”, afirmou o ator Marcelo Olinto.

Nesta sexta, 03, a companhia realizou uma oficina de formação com integrantes do grupo de Teatro da Facisa. Na ocasião, Marcelo Olinto abordou o processo de construção do espetáculo “Conselho de Classe”, seus métodos e referências para criação.”É preciso que o ator esteja atento ao espaço e as escolhas que ele faz considerando seus limites, a posição corporal fala muito numa cena”, disse.

Sobre a companhia- A Cia. dos Atores é formada atualmente por Cesar Augusto, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro e continua investindo em uma das principais características do grupo ao longo destes 28 anos – o encontro com outros artistas e companhias de teatro – criando espetáculos a partir dessas novas articulações. O processo colaborativo, a provocação estética e o diálogo com o tempo presente são marcas da Cia. dos Atores que perpassam o espetáculo, buscando traçar novas possibilidades para o estar junto: no teatro e no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *