21, ago, 2015

Encontro de Fisioterapia promove debate sobre saúde da mulher

_DSC0058Por Roberta Lucena

Durante a programação do IX Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Enfism), diversos palestrantes paraibanos e de outros estados trocaram conhecimento e discussões acerca da temática do evento.

Na tarde desta sexta-feira, 21, no Teatro Facisa, a doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (SP), Cristine Homsi Ferreira, realizou a palestra “Climatério, Sexualidade e Fisioterapia”. Em sua fala, Cristine fez uma ampla discussão com ênfase nas barreiras que ainda existem para o fisioterapeuta lidar com o tema sexualidade. Na oportunidade, a estudante de Fisioterapia da FCM, Jamila Viana, apresentou um trabalho sobre o estado nutricional materno e suas repercussões gestacionais e perinatais. Segundo a estudante, para desenvolver a pesquisa, cerca de 100 gestantes foram avaliadas. “Um dos instrumentos que nós utilizamos foi o índice de massa corporal”, afirmou Jamila.

Outro debate importante levantado pela painelista do estado de Alagoas, Barbara Rose, foi a abordagem fisioterapêutica no manejo e promoção do aleitamento materno. Ela apresentou um panorama geral sobre os cuidados que a mãe deve ter no pós-parto, principalmente no que diz respeito à amamentação. “No processo de amamentação, o fisioterapeuta pode ser um agente importante a fim de orientar as mães em questões básicas como garantir uma pega correta e posicionar o bebê”, relatoua.

O congresso é uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Facisa/FCM e se estende até este sábado, dia 22 de agosto. De acordo com a fisioterapeuta Amanda de Melo, eventos desse porte acrescentam ainda mais conhecimento a sua formação. “Através do Enfism é possível ampliar as perspectivas de tratamento por meio da evidência científica, além de despertar para nossas áreas de atuação profissional”.

_DSC0076  _DSC0049

Ouça o áudio da matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *