21, ago, 2015

Começam o IX Enfism e II Enfish, no Teatro Facisa

2Por Fernanda Moura

O Teatro Facisa sedia até o próximo sábado, 22, o IX Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher (Enfism) e o II Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde do Homem (Enfish). A Conferência Magna de Abertura, intitulada “Saúde da Mulher e do Homem: Reflexões da Prática Profissional Baseada em Evidências”, aconteceu na noite desta quinta-feira, 20, e foi comandada pela professora Elza Baracho. A Facisa e a FCM são parceiras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que idealizou os eventos.

Considerada uma das precursoras da Fisioterapia na Saúde da Mulher, Elza destacou em seu discurso a importância dos encontros. “Estes encontros são extremamente importantes porque promovem a troca do conhecimento científico, agregam novos conhecimentos para os profissionais e estudantes que participam e contribuem sobremaneira para a produção de novos conhecimentos e n
ovas práticas, que poderão ser aplicados em benefício da saúde”, disse.

Ainda durante a palestra, ressaltou que homens e mulheres podem ser vítimas de disfunção do assoalho pélvico, enfermidade que é tema central das palestras. “Nós temos um ponto em comum quando se fala em Fisioterapia relacionada à saúde da mulher e do homem que é a disfunção do assoalho pélvico. O homem quando se submete à cirurgia de próstata pode desenvolver incontinência urinária, assim como a mulher,principalmente após uma gravidez e no climatério, também pode desenvolver incontinência”, citou.

A pró-reitora de Gestão Administrativa da UEPB e presidente do evento, fisioterapeuta Maria do Socorro Barbosa, destacou a parceria com a FCM e Facisa. “O encontro nasceu em Campina Grande, na UEPB, em 2006, rodou várias cidades, várias capitais, e agora retorna à Campina, discutindo temáticas tão importantes. A FCM e a F
acisa estão sendo grandes parceiras desta edição, sediada até o final no Teatro Facisa”, frisou.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FCM, professora Luciana Vaz, também comentou a relevância do apoio da IES aos encontros. “Esta parceria é de grande importância, tendo em vista que a Facisa/FCM sempre busca estar ligada a instituições que promovem um trabalho socioeducacional voltado para saúde. Nos engradece bastante saber que caminhamos na mesma perspectiva, que é justamente promover a educação, o ensino, e através destes encontros, a partilha do conhecimento”, analisou.

3   1

Ouça o áudio da matéria:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *