10, abr, 2015

Começa o I Fórum de Direito Penal da Facisa

1Por Fernanda Moura

Começou na noite desta quinta-feira, 9, com mais de 700 inscritos, o “I Fórum de Direito Penal da Facisa”, promovido pelo curso de Direito, juntamente com a Coordenação de Marketing e Eventos, e realizado no Teatro Facisa.

A abertura foi comandada pelo professor Juliano Raimundo Cavalcante, coordenador da graduação, que deu as boas vindas aos participantes e enfatizou a relevância dos assuntos discutidos, bem como a competência dos palestrantes convidados. “Trouxemos para o fórum grandes profissionais, com abordagens de temas extremamente relevantes não só para os acadêmicos e profissionais de Direito, como para toda a sociedade e com o contributo fundamental dos professores do curso de Direito da Facisa”, comentou.

Após o discurso, o psicólogo clínico e forense e Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Mauro Paulino, ministrou o painel “Abuso Sexual de Crianças”.

O professor português mostrou casos de violência registrados em seu país e apresentou conceitos importantes. “Quando falamos de abuso contra crianças estamos a falar em primeiro lugar de maus tratos infantis, de uma forma multifatorial. Eles podem ser físicos, emocionais, psicológicos, como negligência, abandono, exercício abusivo da autoridade. Quando falamos em abuso sexual, estamos a falar da vertente mais complicada do abuso infantil e isto inclui os outros maus tratos, mas podem estar aí o componente físico, emocional e psicológico, negligente, portanto é um problema social grave e sério”, disse.

O doutor em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade de Granada (ESP) e professor do curso de Direito da Facisa Félix Neto, também comentou o tema. “Este é um assunto que desafia o Direito e o Direito Penal, por isso hoje recorremos à psicologia, através do professor Rodrigo e dos demais participantes da mesa, para que possamos entender a complexidade do que a violência sexual faz com uma criança, qual o impacto que isso causa na criança e na sociedade”, reforçou.

O I Fórum de Direito Penal da Facisa continua nesta sexta-feira, 10, com o doutor em Direito pela Universidade de Burgos (ESP), e especialista em Teoria pela Universidade de Salamarca (ESP), Rogério Greco, que ministrará a palestra “O sistema prisional do século XXI”.

3 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *