26, jul, 2013

Antônio Nóbrega homenageia o Rei do Baião no Teatro Facisa

2Por Jerfferson Medeiros

Foi realizada, na noite desta sexta-feira, no Teatro Facisa, show de Antônio Nóbrega. O evento integrou programação da 38ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande – FICG, que acontece até o dia 31 de julho. Na oportunidade, o artista homenageou Luiz Gonzaga, e apresentou, sob uma nova roupagem musical, canções do Rei do Baião.

Antônio Nóbrega é ator, dançarino, cantor, músico, autor, diretor e compositor.  Através de seus espetáculos divulga a cultura e o imaginário nordestino. Tendo começado na música através da erudita, depois de receber contive de Ariano Suassuna, passou a integrar “O Quinteto Armoria”, um dos mais importantes grupos a criar uma música de câmara erudita brasileira de raízes populares, em 1972.

“Ainda bem que Campina Grande tem outra sala como essa. Agradável!”, foi com essas palavras que o artista Antônio Nóbrega iniciou seu espetáculo, e se referiu ao Teatro Facisa.

A coordenadora do Festival de Inverno, Eneida Agra Maracajá, teceu elogios ao teatro. “Esse é um santuário que a Paraíba ganhou de um intelectual. É uma parceria abençoada com a Facisa”, comentou

6Histórias pitorescas, folias carnavalescas, quadrinhas, literatura de cordel, que são criações da cultura popular brasileira caracterizaram o espetáculo ocorrido nesta sexta-feira.  Segundo o artista, o espetáculo é um híbrido, pois mescla características e peculiaridades da cultura nordestina.

O espetáculo, marcado pela interatividade com o público, enalteceu as tradições nordestinas, propondo diversas maneiras de apropriação e envolvimento com essa cultura. “Não é antiga nem moderna, ela é eterna”, essa foi uma das falas que antecedeu uma de suas apresentações.

“Antônio é um grande músico, um artista completo. Ele é excepcional”, disse o espectador Geovani Teixeira.

Já Wetscley Melo, reforçou a importância de Campina Grande abrigar espetáculos dessa natureza. “Essa é uma oportunidade única, pois estamos diante de um grande artista”.

 No final do espetáculo, Antônio Nóbrega homenageou, também, Dominguinhos. Na ocasião, cantou duas músicas do artista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *